Deixe suas dúvidas na caixa de comentários desta coluna.
No começo, eram só os 140 caracteres. Quando o Twitter surgiu, parecia ter poucas pretensões. Muitos não viam sentido no microblog e muitos não se convenciam que ele era uma rede de relacionamentos que, em geral, se prestava a compartilhar com contatos o tradicional “o que você está fazendo agora”. Mas essa mistura de microblog com rede social logo se tornou febre mundial, atraiu a atenção do mundo corporativo, marqueteiros, jornalistas, professores, invadiu os celulares e, claro, despertou o interesse de mais pessoas interessadas em compartilhar informações de toda ordem.
Assim como atraiu a atenção de milhares de usuários, a rede social provocou uma outra febre: o desenvolvimento de softwares e de serviços que agregam funcionalidades ao site. Programas que facilitam a “twittada”, permitem a publicação de fotos, vídeos, desenhos e até mesmo compartilham rádios on-line compõem um verdadeiro arsenal que transformaram a “twittosfera” em um universo que vai muito além dos 140 caracteres.
Quer tirar o melhor proveito dessa poderosa mídia? Então, confira uma coletânea de aplicativos para tornar o uso do Twitter ainda mais divertido ou profissional.
Imagens no Twitter com TwitPic
Usando um serviço on-line que se integra com o Twitter, você pode compartilhar imagens durante a sua tuitada. Para usar o serviço é preciso informar o seu usuário e senha da conta do Twitter e carregar as imagens que desejar compartilhar. Também é possível descrever a imagem e receber comentários. O TwitPic também possui um interface para gerenciamento das imagens. Para usar o serviço acesse o site twitpic.com.
Vídeos no Twitter com VidTweeter
O VidTweeter é um serviço gratuito que permite compartilhar vídeos com seguidores. Ele gera um link reduzido apontando para os principais hosts de armazenamento. Para usá-lo, é preciso informar usuário do Twitter e clicar em "Continue". O próximo passo é selecionar o site em que está hospedado o vídeo que deseja tuitar. Então, você será redirecionado a uma nova página, na qual deverá digitar ou colar o link do vídeo. Após, clique no botão "Create". Surgirá uma nova página com o endereço em uma url reduzida. Basta clicar no botão "Tweet" para postá-lo no microblog. Se preferir, também é possível copiar o endereço do vídeo, com o botão copy url, para twittar através de outra ferramenta de integração com o Twitter.
Twittadas ilustradas com o Twitdraw
O Twidtdraw é um serviço online, que disponibiliza uma espécie de lousa virtual. Nela, você pode desenhar com o mouse e tuitar a sua “obra”. Para caprichar na arte, o Twidtdraw dispõe de palheta de cores e regulador de opacidade. Depois de salvo, o desenho fica disponível numa galeria pública, com o nome do usuário que o criou.
Que tal twittar direto da barra de endereços do Firefox?
É possível enviar mensagens diretamente da barra de endereços do Firefox, sem precisar abrir a página do Twitter, por meio do TwitterBar. Para isso, é necessário baixar e instalar o plugin. Na primeira vez que ele for executado, irá solicitar usuário e senha da conta no Twitter. Feito isso, basta digitar as mensagens e tuitar. A interface do TwitterBar é bastante simplificada. O ponto fraco é que não permite navegar para outros perfis ou recuperar tuitadas anteriores.
Usuários do Google Chrome também contam com plugin para facilitar as twittadas
Plugin ou Acelerador para Twitter no Internet Explorer 8
Em poucos cliques, é possível selecionar um determinado texto e twittar para os seus seguidores. Para isso, instale o IE8 Accelerator for Twitter. O complemento está disponível no site do baixatudo. Após tê-lo instalado, seu navegador permitirá que, a qualquer momento, você atualize o seu micro blog.
Acesse o Twitter diretamente pelo seu Desktop
E se em vez de usar um navegador de internet, você preferir acompanhar diretamente os posts no seu Twitter por um aplicativo no desktop? Faça o download e insta-le o TeleTwitter, ele é um cliente de desenvolvido em Adobe AIR, possui um visual elegante e simples de usar. Atenção, para que ele funcione é necessário ter instalado o plugin do Adobe, caso você não tenha, ele pode ser obtido gratuitamente no site do fornecedor get.adobe.com/air.
Ronaldo Prass é programador de sistemas sênior e professor de linguagens de programação em cursos de extensão universitários. É ao mesmo tempo um entusiasta do software livre e macmaníanco. Nem por isso deixa de conferir o que está rolando nas outras tecnologias. Na coluna “Tira-dúvidas”, ele vai dar dicas para tornar o uso do computador mais fácil e divertido, além de responder as dúvidas dos leitores na seção de comentários.
Fonte: G1
Postado por: Catalogo Telefonico
Nenhum comentário:
Postar um comentário