Sistemas podem monitorar também nível de consumo de energia.
Novidades em automação residencial foram apresentadas em feira.
O mesmo aparelho usado para fazer ligações telefônicas, ouvir música, enviar mensagens de texto e acessar a internet pode virar o controle remoto universal da sua casa. Mas, se você não quiser usar seu celular, pode carregar uma versão sem fio do interruptor de parede clássico, que passa a funcionar em qualquer lugar e em qualquer cômodo.
Na casa "high-tech", computadores passam a controlar automaticamente funções como iluminação, temperatura, som, televisão, câmeras de segurança e até o aquecimento da banheira de hidromassagem. Tudo a quilômetros de distância. As novidades e tendências desse mercado foram apresentadas na Expo PredialTec – Feira de Tecnologias Avançadas para Edificações, em São Paulo, durante os dias 18 e 19 de agosto.
"Cada vez mais as pessoas têm aparelhos como o iPhone e o iPad. Em vez de vender ao consumidor um controle caríssimo, é possível automatizar a casa com um dispositivo que ele já tem. E as interfaces estão mais amigáveis, acabando a dificuldade em usar”, diz o engenheiro José Roberto Muratori, membro fundador da Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), responsável pela organização da feira.
Tornar as interfaces mais amigáveis, até mesmo lúdicas, é uma das propostas da Neocontrol, uma das participantes da Expo PredialTec. Entre os controles apresentados pela empresa, estão um interruptor sem fio – que pode ser colocado na parede como um quadro ou mesmo carregado para diversos cômodos, com 80 metros de alcance – e um cubo que aciona a função desejada pelo cliente.
Um aplicativo para iPhone e iPad desenvolvido pela empresa permite controlar da intensidade da luz da sala ao aquecimento da água da banheira. Os sistemas são totalmente configuráveis de acordo com as necessidades do cliente, explica Gabriel Ubirajara, engenheiro da Neocontrol.
“No aplicativo, há ainda uma conversa entre o sistema da casa e a interface. Se alguém apagar a luz da casa, o dispositivo mostra que a luz foi apagada”, detalha. Uma das bossas do aplicativo é permitir o uso do iPad como dimmer: ao movimentar o aparelho de zero a 90 graus, muda a intensidade da luz.
Com a mesma proposta de mobilidade, a Kalatec Home apresentou seu sistema de automação 3NYX. Também totalmente configurável, ele apresenta as opções de controle baseadas na planta da casa. Ao escolher a função “iluminação”, é possível ver todas as lâmpadas acesas nos diferentes cômodos, por exemplo.
O controle pode estar na parede, em um aparelho touchscreen ou em dispositivos móveis – um dos pacotes pode incluir um tablet da Samsung com conexão Wi-Fi. A instalação do sistema, incluindo um tablet, custa a partir de R$ 4 mil. “Com o avanço da tecnologia, os produtos vão ficando cada vez mais acessíveis. Hoje, a pessoa gasta mais para fazer armário embutido e cozinha do que para automatizar a casa”, constata Muratori.
Quem se preocupa com os gastos dos eletrodomésticos, por questões ambientais ou financeiras, pode também instalar um programa que faz um controle do consumo de energia na casa. Com sensores ligados aos fios dos equipamentos, ele calcula os gastos e oferece gráficos comparativos com o consumo do dia, semana e mês. O serviço exposto pela Bticino também funciona com o sistema de água. A linha My Home ainda tem funções como acionar a irrigação do jardim em horários pré-programados, ativar cortinas e persianas e monitorar as câmeras de segurança.
Publicado por: Catalogo Telefõnico
Fonte: Globo.com
Boa tarde pessoal, agora vou postar o que acho interessante todos saberm. Comentem!!!
ResponderExcluir