terça-feira, 24 de agosto de 2010

Conheça programas que ajudam a turbinar o seu Twitter

Colunista do G1 dá dicas para melhorar as twittadas no microblog.

Deixe suas dúvidas na caixa de comentários desta coluna.

No começo, eram só os 140 caracteres. Quando o Twitter surgiu, parecia ter poucas pretensões. Muitos não viam sentido no microblog e muitos não se convenciam que ele era uma rede de relacionamentos que, em geral, se prestava a compartilhar com contatos o tradicional “o que você está fazendo agora”. Mas essa mistura de microblog com rede social logo se tornou febre mundial, atraiu a atenção do mundo corporativo, marqueteiros, jornalistas, professores, invadiu os celulares e, claro, despertou o interesse de mais pessoas interessadas em compartilhar informações de toda ordem.


Assim como atraiu a atenção de milhares de usuários, a rede social provocou uma outra febre: o desenvolvimento de softwares e de serviços que agregam funcionalidades ao site. Programas que facilitam a “twittada”, permitem a publicação de fotos, vídeos, desenhos e até mesmo compartilham rádios on-line compõem um verdadeiro arsenal que transformaram a “twittosfera” em um universo que vai muito além dos 140 caracteres.

Quer tirar o melhor proveito dessa poderosa mídia? Então, confira uma coletânea de aplicativos para tornar o uso do Twitter ainda mais divertido ou profissional.

Imagens no Twitter com TwitPic

Usando um serviço on-line que se integra com o Twitter, você pode compartilhar imagens durante a sua tuitada. Para usar o serviço é preciso informar o seu usuário e senha da conta do Twitter e carregar as imagens que desejar compartilhar. Também é possível descrever a imagem e receber comentários. O TwitPic também possui um interface para gerenciamento das imagens. Para usar o serviço acesse o site twitpic.com.



 Vídeos no Twitter com VidTweeter


O VidTweeter é um serviço gratuito que permite compartilhar vídeos com seguidores. Ele gera um link reduzido apontando para os principais hosts de armazenamento. Para usá-lo, é preciso informar usuário do Twitter e clicar em "Continue". O próximo passo é selecionar o site em que está hospedado o vídeo que deseja tuitar. Então, você será redirecionado a uma nova página, na qual deverá digitar ou colar o link do vídeo. Após, clique no botão "Create". Surgirá uma nova página com o endereço em uma url reduzida. Basta clicar no botão "Tweet" para postá-lo no microblog. Se preferir, também é possível copiar o endereço do vídeo, com o botão copy url, para twittar através de outra ferramenta de integração com o Twitter.



Twittadas ilustradas com o Twitdraw


O Twidtdraw é um serviço online, que disponibiliza uma espécie de lousa virtual. Nela, você pode desenhar com o mouse e tuitar a sua “obra”. Para caprichar na arte, o Twidtdraw dispõe de palheta de cores e regulador de opacidade. Depois de salvo, o desenho fica disponível numa galeria pública, com o nome do usuário que o criou.

Que tal twittar direto da barra de endereços do Firefox?


É possível enviar mensagens diretamente da barra de endereços do Firefox, sem precisar abrir a página do Twitter, por meio do TwitterBar. Para isso, é necessário baixar e instalar o plugin. Na primeira vez que ele for executado, irá solicitar usuário e senha da conta no Twitter. Feito isso, basta digitar as mensagens e tuitar. A interface do TwitterBar é bastante simplificada. O ponto fraco é que não permite navegar para outros perfis ou recuperar tuitadas anteriores.

Usuários do Google Chrome também contam com plugin para facilitar as twittadas

Se você usa o navegador de internet do Google, também pode instalar uma extensão pata twittar direto do Chrome e acompanhar os posts dos seus contatos. Para obtê-lo, acesse o site do baixatudo e instale o complemento. Após, localize o ícone do complemento, que fica ao lado da barra de endereços, e informe o seu usuário e senha do Twitter. Estando autenticado, nesse mesmo ícone é possível conferir os posts mais recentes das pessoas que você segue.





Plugin ou Acelerador para Twitter no Internet Explorer 8

Em poucos cliques, é possível selecionar um determinado texto e twittar para os seus seguidores. Para isso, instale o IE8 Accelerator for Twitter. O complemento está disponível no site do baixatudo. Após tê-lo instalado, seu navegador permitirá que, a qualquer momento, você atualize o seu micro blog.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Acesse o Twitter diretamente pelo seu Desktop


E se em vez de usar um navegador de internet, você preferir acompanhar diretamente os posts no seu Twitter por um aplicativo no desktop? Faça o download e insta-le o TeleTwitter, ele é um cliente de desenvolvido em Adobe AIR, possui um visual elegante e simples de usar. Atenção, para que ele funcione é necessário ter instalado o plugin do Adobe, caso você não tenha, ele pode ser obtido gratuitamente no site do fornecedor get.adobe.com/air.

Ronaldo Prass é programador de sistemas sênior e professor de linguagens de programação em cursos de extensão universitários. É ao mesmo tempo um entusiasta do software livre e macmaníanco. Nem por isso deixa de conferir o que está rolando nas outras tecnologias. Na coluna “Tira-dúvidas”, ele vai dar dicas para tornar o uso do computador mais fácil e divertido, além de responder as dúvidas dos leitores na seção de comentários.

Fonte: G1
Postado por: Catalogo Telefonico

Nenhum comentário:

Postar um comentário